Curriculum (português/english)

Marcio Buzatto, maestro

 

Marcio Buzatto completou dois bacharelados em música pela UFRGS, um na área de Regência e outro em Composição Musical, ambos obtidos com Láurea Acadêmica. Teve como principais professores universitários Vilson Gavaldão e Celso Chaves. Foi professor de Regência e Canto Coral na UFRGS e na UFSM, e durante suas graduações foi monitor de Contraponto Modal, Contraponto Tonal, Fuga, Teoria Musical, Regência e Canto Coral. Esteve à frente de alguns dos grupos corais mais expressivos do sul do país, tais como o Coral Porto Alegre, o Coral da UFRGS, o Madrigal do Departamento de Música da UFRGS e o Coro de Câmara da UFSM. Ministra com frequência oficinas de Regência a contrato de prefeituras e escolas de música. Tem participações como realizador de trilhas sonoras para documentários e curtas-metragens, preparador de repertório para teatro musical, arranjador, maestro convidado de grupos orquestrais e eventos. Teve sua iniciação musical no Coral Arautos do Grande Rei, de Xaxim-SC, e passagem pelos Canarinhos de Novo Hamburgo-RS. Em sua experiência musical já dividiu o palco com artistas destacados como: The Rolling Stones, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Kleiton&Kledir, Duo Siqueira Lima, Mirta Álvarez, Eduardo Castañera, Elias Barboza, Paulo Inda, Frank Solari, Kim Cook, Luis Gaeta, Miguel Proença, Olinda Alessandrini, Nani Medeiros, Wilson Paim, entre tantos outros. De 2010 a 2013 foi maestro nos Concertos Comunitários Zaffari, regendo o Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, contabilizando público de cerca de 80 mil pessoas ao ano, em vultosas produções deste projeto, com óperas, concertos e grandes shows. Em 2016 recebeu a Comenda Lobo da Costa, concedida pelo Partenon Literário em Porto Alegre/RS, como reconhecimento aos serviços prestados pela cultura e bem estar social do Estado do Rio Grande do Sul. Na parte de produção de eventos e movimentos musicais, tem feito a direção artística de projetos e eventos importantes, com ou sem leis de incentivo, tais como o Festival de Música Coral Renascentista "Gil de Roca Sales", o "Musica Dei" Festival de Música Coral Sacra, o Festival Internacional de Coros de Porto Alegre “IN LINEA”, o “Rock Festival" Festival de Música vocal da PUCRS, Festival de Coros do Norte Gaúcho - URI Erechim, "A Força da Voz Feminina" Festival de Coros Femininos - URI Erechim, Projeto "Mais Música" - URI Erechim e Festival de Coros Infantojuvenis de Bom Princípio/RS, entre outros. Na internet coordena as páginas "História dos Corais do Brasil" e Coral/Choral World News" com grande movimento e integração nos grupos de discussão à respeito da atividade coral. Hoje desenvolve trabalho com o Coro da URI-Erechim, Coral ìtalo-Brasileiro RS, Canarinhos de Bento Gonçalves/RS, o Coral de Meninas de Bom Princípio/RS, e desde 2010 assumiu atividades musicais da PUCRS, onde tem intenso trabalho com o Coral da PUCRS e as séries musicais.É pós-graduando em Regência Orquestral pelo Instituto Alpha/FACEC.

 


Contato: buzattomarcio@yahoo.com.br

Português
English and certification (below)

Formação acadêmica:

2007 – Bacharel em Música, habilitação em Composição Musical. UFRGS.
Trabalho de conclusão: Sonata para Dois Pianos, executada por André Loss e Carolina Wiethölter.
Orientador: Dr. Celso Loureiro Chaves.
Distinção: Láurea Acadêmica.

2003 – Bacharel em Música, habilitação em Regência. UFRGS.
Orientador: Prof. Vilson Gavaldão de Oliveira.
Distinção: Láurea Acadêmica.


Atuação profissional atual:

2010 – Maestro do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS desde junho de 2010. Realização de concertos com repertório sinfônico erudito e popular com solistas nacionais e internacionais. Regência de concertos de câmara com orquestra de cordas, orquestra de madeiras e de metais.
Principais obras trabalhadas: Preparação de repertório: Ópera Aída (G. Verdi), Ópera Carmen (Bizet), Sinfonia 8 (A. Dvorak).  Regência em concerto: Requiem (Mozart), Suite Peer Gynt (E. Grieg), Suite Carmina Burana (Orff, arr Friedrich Wanek), St Paul´s Suite (G. Holst), Pascoa Russa (Korsakov), A Night on a Bald Mountain (Mussorgsky), Misa Criolla (Ariel Ramirez) recitativos, coros e arias de óperas diversas, música popular de várias tendências.

2005 – Regência do Coro da URI – Erechim/RS. Desenvolvimento de repertório coral de nível simples a médio: motetos, madrigais e canções. Obra mais expressiva trabalhada: Festival Mass (John Leavit) coro e piano. Concertos mais expressivos deste período: Concerto da Série “Clássicos São José de Música” (2006 em Porto Alegre/RS) e Concerto da Série “Sesi Catedrais” com a Orquestra Sesi/Fundarte (Montenegro/RS, maestro titular Antonio Carlos Borges Cunha), regência do maestro convidado Marcio Buzatto, participação dos solistas Jordelei dos Santos – trompete, Rosimari Oliveria – soprano e Claudia Azevedo – Soprano  (2007 em Erechim/RS).


Atuações em graduação universitária:

2009-2010 – Professor substituto de Regência, Canto Coral e maestro do Coro de Câmara da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria/RS).

2005-2006 – Professor substituto de Regência Coral na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

2004-2005 – Monitor de Contraponto Modal, Contraponto Tonal e Fuga. Orientação: Dra. Any Raquel Carvalho. UFRGS

2003-2004 – Monitor de Regência e Canto Coral. Orientação: Prof. Vilson Gavaldão de Oliveira. UFRGS



Atuações na extensão universitária:

2006 – Regência do Madrigal do Departamento de Música, Instituto de Artes da UFRGS. Coordenação e co-regência: Maestro Cláudio Ribeiro (Brasil/EUA).

2005 – Regência do Coro Ludus Vocalis. Instituto de Artes da UFRGS. Coordenação: Maestro Cláudio Ribeiro (Brasil/EUA).

2003-2004 – Professor de Teoria e Percepção Musical. Instituto de Artes da UFRGS. Coordenação: Dra. Helena Wöhl Coelho.

Aluno em curso de extensão universitária:

2010 – Seminário de Regência Coral, repertório alemão. Prof. Hans-Peter Schurz (Alemanha). Instituto de Artes da UFRGS.

2008 – Curso de Regência: Repertório Sinfônico. Prof. Dr. Jocelei Bohrer. Instituto de Artes da UFRGS. Estudo de sinfonias de Beethoven e Divertimentos de Mozart.

2002 – Madrigal Experimental. Prof. Vilson Gavaldão de Oliveira. Instituto de Artes da UFRGS. Repertório musical de bom nível, entre motetos e madrigais a cappella.


Aprovação em concursos:

2009 – Aprovação em primeiro lugar no concurso para professor substituto de Regência, Canto Coral e maestro do Coro de Câmara da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria/RS).

2005 – Aprovação em primeiro lugar no concurso para professor substituto de Regência Coral e maestro do Madrigal do Departamento de Música da UFRGS. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).


Atuação como docente em ensino superior:

2009-2010 – Professor substituto de Regência, Canto Coral e maestro do Coro de Câmara da UFSM. Ministrou também as disciplinas: Música de Câmara Especial, Criação Musical, Recital de Conclusão de Curso – Licenciatura e Educação Musical IV-Ênfase na adolescência. Unidade: Centro de Artes e Letras - CAL. Departamento de Música. (Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS).

2005-2006 – Professor substituto de Regência Coral na UFRGS, minstrando também as disciplinas de Canto Coral. Unidade: Instituto de Artes. Departamento de Música. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS).



Atuação profissional temporária e remunerada:

2011 - Realização de arranjos e orquestrações para o XII Congresso Regional Sul da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil - Pueri Cantores, realizado em Nova Erechim/SC de 28 a 31 de julho de 2011. Formação: coros mistos e octeto de metais. Participantes: Octeto de Metais de Santa Maria/RS, Meninos Cantores de Nova Erechim/SC, Canarinhos de Campo Largo/PR, Coro Carpe Diem/Imcarti - Itajai/SC, Coral Dom Silvério/MG e Coral Arautos do Grande Rei - Xaxim/SC. Repertório: Missa Brevis Op 115 (Franz Shöpf) e Rei dos Reis (Jack Hayford).

2008 – Realização de arranjos coral-sinfônicos para o espetáculo musical “Beatles, a Razão e a Paixão”, para a Orquestra de Sopros de Caxias do Sul e Coro Municipal de Caxias do Sul, sob coordenação de Gilberto Salvagni e Cibele Tedesco. Estréia em dezembro de 2008.

2008 – Elaboração da trilha sonora do curta-metragem “Uma Mulher Bem Casada” (Well Married Woman), com roteiro e direção de Giancarla Brunetto (UFRGS). Editor Alberto Barros, Casa de Cinema, Porto Alegre/RS.

2008 – Composição da trilha sonora para o documentário “Perambulantes”, sobre os Índios Charrua de Porto Alegre, da cacique Aquab. Direção de Giancarla Brunetto (UFRGS). Produção da Casa de Cinema, Porto Alegre/RS.

2000 – Realização de arranjos corais e orquestrais sob encomenda, para diversos grupos brasileiros.


Atuação como regente convidado:


2010 – Maestro convidado do XIV Congresso Nacional dos Meninos Cantores do Brasil – Pueri Cantores, realizado em Xaxim/SC, julho de 2010. Condução da principal obra do evento, a Missa Brevis (Jacob de Haan), cantada por todos os coros da Federação brasileira simultaneamente, e acompanhada pelo Octeto de Metais de Santa Maria/RS e o organista José Alberto Corulli. Condução da peça: Hosanna, (Miklos Rosza) em todos os concertos do evento.

2009 – Regência de Concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria/RS, maestro titular: Enio Guerra, adjunto: Marco Antonio Penna. Participação dos solistas: Andiara Mumbach (soprano), Jordelei dos Santos (trompete) e Coro de Câmara UFSM (maestro Marcio Buzatto). Repertório: Abertura Festiva (Shostakovich), Intermezzo (Mascagni), Pomp and Circunstance (Elgar), O Mio Babbino Caro (Puccini), alguns coros, áreas e recitativos do Oratório Messiah (Händel) e Concerto para Trompete/Cordas/Continuo (Telemann).

2007 – Regência de concertos com a Orquestra Sesi/Fundarte, maestro titular: Antônio Carlos Borges Cunha. Participação dos solistas: Jordelei dos Santos – trompete, Rosimari Oliveria – soprano e Claudia Azevedo – Soprano  (2007 em Erechim/RS).
Repertório apresentado: Concerto para três violinos e orquestra (Bach), Concerto para trompete e orquestra em Mib (J. B. G. Neruda), Duetos de Mendelssohn, Bellini e Leo Delibes, entre outras.


Atuações profissionais antigas mais expressivas:

2007 – Regência do Coral da UFRGS. Desenvolvimento de repertório coral a capella e preparação de obras sinfônicas para concertos como convidado de orquestras. Obras mais expressivas trabalhadas: Sinfonia 9 (Beethoven), Carmina Burana (Carl Orff), Mass (Steve Dobrogosz), Pater Noster (Verdi), Catuli Carmina (Carl Orff), Missa em Sol Maior (Franz Schubert), motetos, madrigais e canções. Concertos com maestros: Isaac Karabtchevsky, Manfredo Schmiedt, Jocelei Bohrer e Antônio Carlos Borges Cunha.

2004-2008 – Regência do Grupo Vocal do Coren/RS, de Porto Alegre. Desenvolvimento de repertório lúdico e didático e trabalho de musicalização básica. Trabalho de cunho social em hospitais, lares de idosos e casas de tratamento especial.

2003-2006 – Regência do Coral Porto Alegre. Orientação vocal de Gisa Volkmann. Preparação de repertório coral-sinfônico. Obras trabalhadas na íntegra: Sinfonia 2 – Lobgesang (Mendelssohn), Paixão Segundo São João (Bach), Magnificat (Bach), Messiah (Haendel), Liebslieder (Brahms), Requiem (Mozart), Vesperae Solenne de Confessore (Mozart), Missa da Coroação (Mozart), Missa em Sol Maior (Gounod).

2003 – Preparação vocal e de repertório do espetáculo musical infantil “Ari Areia, um grãozinho apaixonado”, da Telúrica Produções. O espetáculo teve estréia no Theatro São Pedro de Porto Alegre, com orquestra, e seguiu em vários outros teatros da grande Porto Alegre e interior do Rio Grande do Sul.

2001-2002 – Regência do Coral Municipal de Estrela/RS. Realização de Concertos e apresentações diversas no Rio Grande do Sul, com repertório simples “a cappella”.


Ministrante em cursos intensivos:

2011 - 7ª Semana da Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel, Erechim/RS
Oficina: "Gestual e Prática de Regência Coral", 6h.

2010 – XIV Canta Caxias. Prefeitura Municipal de Caxias do Sul/RS, através da Orquestra e do Coro Municipal.
Oficina: “Organização Gestual para Regência”. 6h.

2009 – III Semana da Música da Cidade de Chapecó/SC. Escola de Artes de Chapecó/SC.
Oficina: “A Preparação Técnica na Regência Coral”. 8h.


Jurado em Festivais:

2012- 1º Concurso Palco PUCRS. (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Porto Alegre/RS.

2012- 11º Acampamento da Canção Nativa. Promoção do CTG M´Bororé e Prefeitura Municipal de Campo Bom/RS.

2011- Festival Anual de Coros da Liga Artística e Cultural Alto Uruguai, fase final da Classe A1. Promoção da Liga Artística e Cultura Alto Urugai e IMCARTI. Itajaí/SC.

2009- ENART (Encontro de Arte e Tradição Gaúcha). Promovido pelo MTG. Fases eliminatórias.

2008- ENART (Encontro de Arte e Tradição Gaúcha). Promovido pelo MTG. Fases eliminatórias e fase final em Santa Cruz do Sul/RS.

1997-2010 - Jurado em Rodeios Artísticos no Rio Grande do Sul, avaliando a parte de Músca de Invernada, pelo MTG e por CTGs.


Participação em Festivais /Cursos intensivos:

2010 – XI Festival Música nas Montanhas, de Poços de Caldas/MG.
Oficina: Regência Orquestral, prof. Jean Reis.
Masterclasses com Maestro Dr. Jay Dean e Maestro Dr. Richard Rosemberg.

2008 – X Festival Eleazar de Carvalho, Fortaleza/CE.
Promoção: Instituto Eleazar de Carvalho
Oficina: Regência Orquestral, prof. Maestro Daisuke Nagamine e Maestro Lanfranco Marceletti.

2007 – XXII Festival Internacional de Inverno, Vale Vêneto, Santa Maria/RS. Promoção: UFSM.
Oficina: Regência Orquestral, prof. Maestro Jorge Walter Lhez (Argentina). 60h.

2005 – Festival de Verão de Canela/RS. Coordenação: Laura de Souza.
Oficina: Regência Orquestral, prof. Maestro Roberto Tibiriçá. 40h.

2005 – III Festival de Verão dos Canarinhos de Petrópolis/RJ.
Oficina: Regência, prof. Maestro Marco Aurélio Lischt.
Oficina: Canto Coral, prof. Marcelo Vizani.

2005 – XXIII Oficina de Música de Curitiba/PR.
Oficina: Regência Orquestral, prof. Osvaldo Ferreira (Portugal), e prof. Emanuel Martinez. 36h

2004 – III Festival de Inverno Unisinos. São Leopoldo/RS.
Oficina: Regência Orquestral, prof. Maestro Roberto Duarte. 52h.

2003 – II Festival de Inverno Unisinos. São Leopoldo/RS.
Oficina: Regência Orquestral, prof. Maestro Roberto Duarte. 42h.

2003 – XIV Painel FECORS de Regência. Nova Petrópolis/RS.
Oficina: Gestual e Dinâmica de Ensaio para Regentes Experientes, prof. Maestro Emílio de César.
Oficina: Gestual em Diferentes Gêneros e Estilos, prof. Maestro Emílio de César.
Oficina: Técnica Vocal, profa. Maestrina Ana Yara Campos.
Oficina: Coro, prof. Eduardo Fernandes. 60h.

2003 – XIX Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Regência, prof. Vilson Gavaldão de Oliveira. 40h.

2002 – XIII Painel FECORS de Regência. Nova Petrópolis/RS.
Oficina: Gestual nos Diferentes Estilos, prof. Vilson Gavaldão de Oliveira.
Oficina: Música Latino-Americana, prof. Maestro Waldo Aranguiz (Chile)
Oficina: Técnica Vocal de Coro Adulto, prof. Pedro Spohr.
Oficina: Coro, prof. Ermano Sá. 60h.

2002 – XVIII Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Regência, prof. Vilson Gavaldão de Oliveira. 40h.


2001 – Carpe Verão 2001. Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí/SC.
Oficina: Regência Orquestral, prof. Maestro Ernani Aguiar.
Oficina: Regência Coral, prof. Maestrina Lúcia Teixeira.
Oficina: Princípios para Educador Musical, prof. Maestrina Lúcia Teixeira. 48h.

2001 – Oficina de Afinação Aplicada ao Canto Coral. Promoção: Instituto de Música da Escola Superior de Teologia, EST. São Leopoldo/RS.
Oficina: Oficina de Afinação Aplicada ao Canto Coral, prof. Maestro Linus Lerner (Brasil-EUA). 18h.

2001 – XVII Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Regência, prof. Maestro André Lichtler (Brasil-Suíça). 40h.

2000 – Carpe Verão 2000. Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí/SC.
Oficina: Regência Orquestral, prof. Maestro Mauro Gomes.
Oficina: Regência Coral, prof. Vilson Gavaldão de Oliveira. 32h.

2000 – XVI Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Regência, prof. Maestro Alberto Gerst.
Oficina: Piano Erudito, prof. Pablo Gusmão. 50h.

1999 – Carpe Verão 1999. Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí/SC.
Oficina: Regência, prof. Maestro Ernani Aguiar.
Oficina: Harmonia e Contraponto, prof. Mauro Gomes. 32h.

1999 – XV Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Regência, prof. Jorge Preiss.
Oficina: Órgão Positivo, prof. Leandro Escher.
Oficina: Piano Erudito, prof. Pablo Gusmão. 40h.

1998 – XIV Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Regência, Prof. Jorge Preiss.
Oficina: Canto Gregoriano, prof. Jorge Preiss. 60h.

1997 – XIII Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Regência, prof. Maestro Francis Delvin (Bélgica).
Oficina: Piano MPB, prof. Paulo Dorfman. 80h.

1997 – Curso de Técnica Vocal do Maestro Francis Delvin. Promoção: Associação Coral Arautos do Grande Rei, Xaxim/SC.
Oficina: Técnica Vocal, prof. Maestro Francis Delvin (Bélgica)

1996 – XII Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Regência, prof. Maestro Francis Delvin (Bélgica).
Oficina: Piano MPB, prof. Paulo Dorman. 40h.

1995 – XI Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Piano MPB, prof. Paulo Dorfman. 40h.

1994 – X Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Teclado, prof. Rafael Vargas. 40h.

1993 – IX Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Teclado, prof. Rafael Vargas.
Oficina: Flauta, prof. Jorge Preiss. 40h.

1992 – VIII Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Piano Erudito, prof. Guilherme Goldberg.
Oficina: Flauta, prof. Jorge Preiss. 40h.

1991 – VII Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Regência, prof. Maestro Gilberto Bittencourt.
Oficina: Órgão, prof. Rafael Vargas. 44h.

1990 – VI Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: Técnica Vocal, profa. Elsa Schmoldt.
Oficina: Teoria Musical, prof. Rafael Vargas. 80h.

1989 – V Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Oficina: História da Música, prof. Jorge Preiss.
Oficina: Laboratório Canto Coral, prof. Maestro Linus Lerner.
Oficina: Flauta, prof. Jorge Preiss. 60h.


Demais atividades musicais relevantes:

2005-2006 – Aulas particulares de regência orquestral com o prof. Maestro Manfredo Schmiedt, da OSPA, Porto Alegre/RS. Estudo de Sinfonias de Beethoven, Haydn e Mozart. Regência da Orquestra Sinfônica da UCS, Caxias do Sul, em ensaio com trechos da ópera A Flauta Mágica (Mozart).

1996-2000 – Participação como regente auxiliar, pianista, cantor, professor de teoria e solfejo e professor de piano no coro dos Canarinhos de Novo Hamburgo/RS. Realização de concertos com repertório de bom nível, oratórios, cantatas, motetos, madrigais e canções. Turnê de concertos em 1997: Bélgica, França, Suíça, Alemanha e Áustria.

1985-1995 – Iniciação musical. Participação como regente, regente auxiliar, cantor, professor de piano, professor de flauta e professor de teoria e percepção no Coral Arautos do Grande Rei, de Xaxim/SC. Realização de concertos repertório de nível médio. Turnês pelo Brasil.

Currículo atualizado em fevereiro de 2011
English

Academic studies:

*2007 – Graduation in Music, qualification in Musical Composition. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre/RS/Brazil.
Graduation work: Sonata for Two Pianos
Supervisor: Doctor Celso Loureiro Chaves.
Distinction: Academic Laureate

*2003 – Graduation in Music, qualification in Choral Conducting. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre/RS/Brazil.
Supervisor: Vilson Gavaldão de Oliveira.
Distinction: Academic Laureate


Current Positions:

2010 – Moaestro of Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS (Symphonic Orchestra and Choir of Catolic University of Rio Grande do Sul state. Brazil).

2005 – Conductor and music director of Coro da URI – Erechim/RS. (Choir of URI – University of Erechim/RS/Brazil).


Professional activities in University Graduation:

2009-2010 – Teacher of Conducting, Choral Class, and maestro of Coro de Câmara da UFSM (Chamber Choir). Universidade Federal de Santa Maria/RS/Brazil (UFSM).

2005-2006 – Teacher of Choral Conducting at UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS/Brazil)

2004-2005 – Monitor of Modal Counterpoint, Tonal Counterpoint and Fuge. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS/Brazil)
Supervisor: Any Raquel Carvalho, PhD. UFRGS.

2003-2004 – Monitor of Choral Conducting and Choral Class. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS/Brazil)
Supervisor: Vilson Gavaldão de Oliveira. UFRGS.


Professional activities in University Extension:

*2006 – Maestro of Madrigal do Departamento de Música (Madrigal of Music Department of UFRGS), Instituto de Artes da UFRGS.
Supervisor: Maestro Cláudio Ribeiro. UFRGS.

2005 – Maestro of Coro Ludus Vocalis. Instituto de Artes da UFRGS.
Supervisior: Maestro Cláudio Ribeiro. UFRGS.

2003-2004 – Teacher of Musical Theory and Musical Perception. Instituto de Artes da UFRGS.
Supervisior: Helena Wöhl Coelho, PhD.


Studies undertaken in Universiy Extension:

2010 – Choir Conducing in German repertory. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
Teacher: Hans Peter Shurz (Germany)

2008 – Conducting Course: Symphonic Repertory. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
Teacher: Jocelei Bohrer, PhD. UFRGS.

2002 – Choir singer in Madrigal Experimental. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
Teacher and maestro: Vilson Gavaldão de Oliveira. UFRGS.



Temporary Professional activities:

2008 – Symphonic arrangements for the musical “Beatles, a Razão e a Paixão” (Beatles, reason and passion), for the Orquestra de Sopros de Caxias do Sul and Coro Municipal de Caxias do Sul, conducted by Gilberto Salvagni and Cibele Tedesco.

2008 – Sound Track composer, for “Uma Mulher Bem Casada” (Well Married Woman), 5 minutes, direction: Giancarla Brunetto (UFRGS). Edit: Alberto Barros. Casa de Cinema, Porto Alegre/RS/Brazil. (Movie House from Porto Alegre/RS/Brazil)

2008 – Sound Track composer, for the documentary “Perambulantes”, about Charrua Indians from Porto Alegre/RS, cacique Aquab. Direction: Giancarla Brunetto (UFRGS). Production: Casa de Cinema, Porto Alegre/RS/Brazil. (Movie House from Porto Alegre/RS/Brazil).

2000 – Choir arrangements for several choirs in southern Brazil.


Invited Conductor:

2010 - Invited Maestro of  XIV Congresso Nacional dos Meninos Cantores do Brazil - Pueri Cantores.(Nacional Congress of Boys Singers of Brazil - Pueri Cantores), in Xaxim/SC, July 2010. Conducting the main music of the Congress, the Missa Brevis (Jacob de Haan), with all choirs and the Octeto de Metais de Santa Maria/RS (Brass Octeto from Santa Maria/RS) and the organist José Alberto Corulli. Conducting also the Hosanna (Mklos Rosza) in every concert this event.

2009 – Maestro in concert with the Orquestra Sinfônica de Santa Maria/RS. Solists: Andiara Mumbach (soprano), Jordelei dos Santos (trumpet) and Coro de Câmara UFSM (maestro Marcio Buzatto).
Program: Festival Overture (Shostakovich), Intermezzo (Mascagni), Pomp and Circunstance (Elgar), Oh Mio Babbino Caro (Puccini), Laudate Dominum (Mozart) some choirs and recitativs from Messiah (Händel), Concert for trumpet, strings and continuo (Telemann), and others.

2007 – Maestro in concerts with the Orquestra Fundarte, from Montenegro city, RS/Brazil (maestro: Doctor Antônio Carlos Borges Cunha – UFRGS). Solists: Jordelei dos Santos – trumpet, Rosimari Oliveria – soprano and Claudia Azevedo – Soprano (concerts in Erechim/RS, Ijuí/RS and Saldanha Marinho/RS).
Program: Concert for three violins and orchestra (Bach), Trumpet concert for orchestra in Eb (J. B. G. Neruda), Duets from Mendelssohn, Bellini e Leo Delibes, and others.


Important former professional activities:

2007-2008 – Choir Conductor of Coral da UFRGS. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS/Brazil). Main works in this period: Symphony 9 (Beethoven), Carmina Burana (Carl Orff), Mass (Steve Dobrogosz), Pater Noster (Verdi), Catuli Carmina (Carl Orff), Mass in G Major (Franz Schubert), motets, madrigals and songs. Concerts with maestros: Isaac Karabitchevsky, Manfredo Schmiedt, Jocelei Bohrer e Antônio Carlos Borges Cunha.

2004-2008 – Conductor of Grupo Vocal do Coren/RS, de Porto Alegre.

*2003-2006 – Conductor of Coral Porto Alegre. Vocal orientation: Gisa Volkmann. Symphonic choral repertoire. Main full works: Symphony 2 – Lobgesang (Mendelssohn), Saint Johannes Passion (Bach), Magnificat (Bach), Messiah (Haendel), Liebslieder (Brahms), Requiem (Mozart), Vesperae Solennes de Confessore (Mozart), Coronation Mass (Mozart), Mass in G major (Gounod).

2003 – Vocal orientation in “Ari Areia, um grãozinho apaixonado”, a musical production from Telúrica Produções, Porto Alegre/RS/Brazil.

2001-2002 – Conductor of Coral Municipal de Estrela/RS/Brazil.


Teacher in short courses:

2010 – XIV Canta Caxias. Caxias do Sul/RS.
Promoter: City Hall of Caxias do Sul/Municipal Choir
Theme: “Organização Gestual para a Regência”
(Basics conducting techniques)

2009 – III Semana da Música da Cidade de Chapecó/SC.
Promoter: Escola de Artes de Chapecó/SC/Brazil.
Theme: “A Preparação Técnica na Regência Coral”. 8h.
(Technic Preparation in the Choral Conducing)


Studies in short courses:

2010 – XI Festival Música nas Montanhas, de Poços de Caldas/MG.
Course: Orchestral Conducting, teacher: Maestro Jean Reis (Brazil-USA).
Masterclasses with Maestro Dr. Jay Dean (USA) and Maestro Dr. Richard Rosemberg (USA). 36h

2008 – X Festival Eleazar de Carvalho, Fortaleza/CE.
Promoter: Instituto Eleazar de Carvalho
Course: Orchestral Conducting, teachers: Maestro Daisuke Nagamine (Japan) and Maestro Lanfranco Marceletti (Brazil-USA). 60h

2007 – XXII Festival Internacional de Inverno, Vale Vêneto, Santa Maria/RS. Promoter: UFSM (Universidade Federal de Santa Maria/RS/Brazil)
Course: Orchestral Conducting, teacher: Maestro Jorge Walter Lhez (Argentina). 60h.

2005 – Festival de Verão de Canela/RS. Co-ordination: Laura de Souza.
Course: Orchestral Conducting, teacher: maestro Roberto Tibiriçá (Brazil). 40h.

2005 – III Festival de Verão dos Canarinhos de Petrópolis/RJ.
Course: Choral Conducting, teacher: Maestro Marco Aurélio Lischt (Brazil).
Course: Choir, teacher: Marcelo Vizani (Brazil).

2005 – XXIII Oficina de Música de Curitiba/PR.
Course: Orchestral Conducting, teacher: maestro Osvaldo Ferreira (Portugal), and maestro Emanuel Martinez (Brazil). 36h

2004 – III Festival de Inverno Unisinos. São Leopoldo/RS.
Course: Orchestral Conducting, teacher: Maestro Roberto Duarte (Brazil). 52h.

2003 – II Festival de Inverno Unisinos. São Leopoldo/RS.
Course: Orchestral Conducting, teacher: Maestro Roberto Duarte (Brazil). 42h.

2003 – XIV Painel FECORS de Regência. Nova Petrópolis/RS.
Course: Conducting Movements and Rehearsal Techniques, for expert choral conductors, teacher: Maestro Emílio de César (Brazil).
Course: Conducting Movements in Differents Styles, teacher: Maestro Emílio de César (Brazil).
Course: Vocal Technique, teacher: Maestrina Ana Yara Campos (Brazil).
Course: Choir, teacher: Eduardo Fernandes (Brazil). 60h.

2003 – XIX Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Choral Conducting, teacher: Vilson Gavaldão de Oliveira (Brazil). 40h.

2002 – XIII Painel FECORS de Regência. Nova Petrópolis/RS.
Course: Conducting Movements in Differents Styles, teacher: Vilson Gavaldão de Oliveira (Brazil).
Course: Latin-american Choral Music, teacher: Maestro Waldo Aranguiz (Chile)
Course: Vocal Technique for Adults Choirs, teacher: Pedro Spohr (Brazil).
Coruse: Choir, teacher: Ermano Sá (Brazil). 60h.

2002 – XVIII Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Choral Conducting, teacher: Vilson Gavaldão de Oliveira. 40h.


2001 – Carpe Verão 2001. Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí/SC.
Course: Orchestral Conducting, teacher: Maestro Ernani Aguiar (Brazil).
Course: Choral Conducting, teacher: Maestrina Lúcia Teixeira (Brazil).
Course: Source Material for Musical Educator, teacher: Maestrina Lúcia Teixeira (Brazil). 48h.

2001 – Oficina de Afinação Aplicada ao Canto Coral. Promoção: Instituto de Música da Escola Superior de Teologia, EST. São Leopoldo/RS.
Course: Tuning in Choral Activities, teacher: Maestro Linus Lerner, PhD (Brazil-USA). 18h.

2001 – XVII Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Choral Conducting, teacher: Maestro André Lichtler (Brazil-Suiss). 40h.

2000 – Carpe Verão 2000. Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí/SC.
Course: Orchestral Conducting, teacher: Maestro Mauro Gomes (Brazil).
Course: Choral Conducting, teacher: Vilson Gavaldão de Oliveira (Brazil). 32h.

2000 – XVI Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Choir Conducting, teacher: Maestro Alberto Gerst (Brazil).
Course: Piano, teacher: Pablo Gusmão, PhD (Brazil). 50h.

1999 – Carpe Verão 1999. Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí/SC.
Course: Conducting, teacher: Maestro Ernani Aguiar (Brazil).
Course: Harmony and Counterpoint, teacher: Mauro Gomes (Brazil). 32h.

1999 – XV Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Choral Conducting, teacher: Jorge Preiss (Brazil).
Course: Positiv Organ, teacher: Leandro Escher (Brazil).
Course: Piano, teacher: Pablo Gusmão, PhD (Brazil). 40h.

1998 – XIV Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Choral Conducting, teacher: Jorge Preiss (Brazil).
Course: Gregorian Chant, teacher: Jorge Preiss (Brazil). 60h.

1997 – XIII Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Choral Conducting (boys choir), teacher: Maestro Francis Delvin (Belgium).
Course: Pop Piano, teacher: Paulo Dorfman (Brazil). 80h.

1997 – Curso de Técnica Vocal do Maestro Francis Delvin. Promoção: Associação Coral Arautos do Grande Rei, Xaxim/SC.
Course: Vocal Technique, teacher: Maestro Francis Delvin (Belgium)

1996 – XII Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Choral Conducting (boys choir), teacher Maestro Francis Delvin (Belgium).
Course: Pop Piano, teacher: Paulo Dorman (Brazil). 40h.

1995 – XI Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Pop Piano, teacher: Paulo Dorfman (Brazil). 40h.

1994 – X Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Eletronic Keyboard, teacher: Rafael Vargas (Brazil). 40h.

1993 – IX Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Eletronic Keyboard, teacher: Rafael Vargas (Brazil).
Course: Barroque Flute, teacher: Jorge Preiss (Brazil). 40h.

1992 – VIII Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Piano, teacher: Guilherme Goldberg, PhD (Brazil).
Course: Barroque Flute, teacher: Jorge Preiss (Brazil). 40h.

1991 – VII Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Choral Conducting, teacher: Maestro Gilberto Bittencourt (Brazil).
Course: Eletronic Organ, teacher: Rafael Vargas (Brazil). 44h.

1990 – VI Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: Vocal Technique, teacher: Elsa Schmoldt (German/Brazil).
Course: Musical Theory, teacher: Rafael Vargas (Brazil). 80h.

1989 – V Curso Nacional de Férias. Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS.
Course: History of Occidental Music, teacher: Jorge Preiss (Brazil).
Course: Choral Laboratory, teacher: Maestro Linus Lerner, PhD (Brazil/USA).
Course: Barroque Flute, teacher: Jorge Preiss (Brazil). 60h.

Ivoti - RS, 14/11/2010
Br

Diplomas e Certificados/Certification